De acordo com Carl Linnaeus o sistema de classificação dos seres vivos, ha cinco reinos de seres vivos, são eles: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
O reino Monera é um grupo com seres bastante simples. Todos os integrantes são formados por apenas uma célula (unicelulares) e esta não apresenta núcleo definido ( célula procarionte). Alguns representantes são capazes de produzir seu próprio alimento ( autótrofos ), enquanto outros precisam tirar seus nutrientes de outros organismos vivos (heterotróficos). Estão incluídas nesse grupo todas as espécies de bactérias e cianobactérias.
O reino Protista ou Protoctista, todos os representantes são eucarióticos. Nesse grupo encontramos seres unicelulares e multicelulares e também organismos com nutrição autotrófica e heterotrófica. Esse reino possui organismos bastante diversificados, como representantes, podemos citar os protozoários e as algas.
O reino Fungi apresenta organismos unicelulares ou multicelulares e com célula eucariótica. Todos os representantes, diferentemente dos reinos acima, são heterotróficos, ou seja, incapazes de produzir seu alimento. Estão incluídos nesse reino todos os cogumelos, bolores e leveduras.
O reino Plantae é composto exclusivamente por organismos autotróficos que possuem células eucarióticas e multicelulares. É um grupo bastante diversificado e engloba todas as plantas existentes no planeta, evidências comprovam que as plantas possuem as algas verdes como ancestrais.
O reino Animalia, ele possui representantes heterotróficos, multicelulares e com células eucarióticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário